Artigos

Artigos
Como saber o sexo dos pássaros?
Animais
Como saber o sexo dos pássaros?
03/01/2024

Uma das maneiras mais comuns de identificar o sexo das aves, é por meio do dimorfismo sexual. Isso quer dizer que, através de uma diferença física visível entre os dois sexos.

Cada espécie tem suas características específicas, que possibilitam identificar a diferença pela coloração das penas, pelo tamanho da ave, tamanho da cabeça, da cauda, entre outros, variando de espécie para espécie.


Porém, nem todas as aves mostram diferenças visíveis de gênero. Geralmente, os machos tendem a ter uma aparência mais chamativa na natureza. No entanto, é necessário entender a espécie e observar características físicas para determinar se uma ave é macho ou fêmea.


Outras formas de saber o sexo das aves:


1.    Comportamento
Algumas espécies de psitacídeos, como calopsitas, têm machos que podem assobiar e imitar sons, enquanto as fêmeas geralmente apenas gritam. No entanto, essa diferenciação nem sempre é precisa, pois calopsitas podem imitar comportamentos masculinos devido a convivência. A idade da ave também influencia, pois aves muito jovens podem não fazer barulho. 

Algumas aves, como araras e papagaios, não mostram diferença de comportamento vocal entre os sexos. O macho pode marcar território batendo o bico ou realizar rituais de acasalamento, mas identificar o sexo por comportamento requer sensibilidade e conhecimento por parte do tutor.

 

2.    Cálculos Genéticos
Ornitólogos experientes usam códigos genéticos para determinar o sexo de alguns filhotes de aves. Este método envolve calcular a soma dos códigos genéticos do macho e da fêmea, proporcionando probabilidades de mutações que indicam o possível sexo dos filhotes. No entanto, não é um método totalmente preciso.

 

3.    Sexagem pelo DNA
A forma mais segura de determinar o sexo da ave é por meio de um exame genético feitos em laboratórios de biologia. O tutor solicita um kit de coleta de amostra, o recebe em casa com instruções detalhadas, e pode coletar material como casca de ovo, sangue (cortando a unha da ave) ou pena. O tutor pode fazer a coleta ou leva-la a uma clínica veterinária. O laboratório analisa a amostra e fornece o resultado.


Gostou de conhecer mais sobre esse tema? Entre em contato conosco e faça parte da família StartVet! Clique aqui e saiba mais.
Até a próxima, aumigo!

 

Autoria de StartVet por WMB Marketing

Outras Notícias